
O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens instantâneas mais utilizado no momento e tem uma vantagem significativa: é gratuito! Por isso, é uma excelente ferramenta para as empresas que querem aprimorar a comunicação com seus clientes, sejam eles existentes ou em potencial. Veja a seguir algumas dicas para utilizar essa rede social em prol do seu negócio.
Comece a utilizar o WhatsApp Business
O WhatsApp lançou uma versão especialmente para empresas que apresenta diversas vantagens: a conta é verificada, de modo que o usuário que está do outro lado sabe que está falando com um perfil comercial; tem métricas que permitem verificar quantas mensagens foram enviadas, como foi a entrega e resposta; permite separar os contatos em categorias, para facilitar a comunicação direcionada; permite o envio de mensagens automáticas e previamente programadas.
Além disso, se você já usa uma conta convencional para se comunicar com os clientes, pode migrar essas conversas para o WhatsApp Business, ou seja, o conteúdo não será perdido.
Capture os contatos

Obviamente, você precisa construir um banco de dados com os números de celular dos clientes, existentes e em potencial, para começar a utilizar essa ferramenta estrategicamente. Por isso, crie um campo de cadastro no site e recompense quem preenchê-lo; peça os dados na hora da compra e vá armazenando tudo isso. Importante: quando enviar uma mensagem e o receptor pedir para ser desalastrado do banco de dados, respeite esse desejo. Caso contrário, sua empresa vai soar pedante e inoportuna.
WhatsApp Marketing
Você pode criar campanhas similares aos de e-mail marketing, mas para serem enviadas por WhatsApp. Há uma grande vantagem, afinal, as pessoas passam muito mais tempo conectadas a esse aplicativo do que acessando a conta de e-mail, então, a chance de conseguir uma boa visibilidade e taxa de retorno é realmente maior. Mas a linguagem precisa ser adequada a essa plataforma, ou seja, mais descontraída e, principalmente, objetiva.
Evite enviar campanhas apenas com texto, especialmente se for longo. As pessoas vão receber e abrir, mas dificilmente lerão até o final. Utilize recursos mais atrativos, como imagens, gráficos, infográficos, vídeos. Algo que chame atenção e desperte interesse.
Categorize seus contatos
Para ter um bom retorno com o WhatsApp é essencial que a comunicação seja assertiva – uma mesma mensagem pode não fazer sentido para todos os contatos. A separação mais elementar que você precisa fazer é entre quem já é cliente e quem ainda não comprou nada na sua empresa, porque as abordagens serão diferentes. Depois disso, você pode ir para níveis mais profundos de segmentação, de acordo com o perfil do seu negócio.
Importante: o WhatsApp também precisa ser um canal de atendimento eficiente, para que os clientes possam enviar mensagens tirando dúvidas, dando o Feedback sobre o produto ou serviço, para fazer sugestões. Não o encare exclusivamente como um veículo para venda e compartilhamento de conteúdo.
Quer saber como otimizar o uso da rede social WhatsApp no seu negócio e melhorar a performance? Contrate agora mesmo a Mentoria de Marketing do professor Edgar.