O Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina. Cerca de 88% dos brasileiros estão conectados ao YouTube, Instagram, Twitter, Facebook, entre outras plataformas, de acordo com um estudo da Comscore, divulgado em abril deste ano.
Construir sua presença digital já não é mais um diferencial. O que fará a diferença, é a forma como você vai gerenciar os canais a favor da sua marca.
Parece uma tarefa simples, mas fazer a gestão estratégica das mídias sociais vai muito além das publicações. Envolve algumas etapas como a escolha do conteúdo, o tipo de linguagem, a frequência e por aí vai.
Continue a leitura do post para descobrir como aplicar, de forma prática, uma comunicação mais assertiva e próxima do seu cliente.

Redes sociais: Como lidar e se destacar?
Já que todo mundo está usando as mídias sociais para interagir e se conectar cada vez mais com pessoas e marcas, é essencial que você faça parte dessa rede. Mais importante ainda, é se destacar dos concorrentes.
Além disso, você deve saber gerenciar as redes sociais como se fossem uma vitrine ou um cartão de visitas, que mantém seu público por perto e atrai novos e potenciais clientes. Vamos ver algumas dicas?
1. Conheça bem o seu público
Pode parecer óbvio, mas é sempre bom reforçar, não é? É primordial entender bem quem é o público do seu produto ou serviço. Afinal, é com ele que você vai conversar, apresentar sua marca, tirar dúvidas e conquistar no fim das contas.
Muita gente sabe quem é o seu público, mas não define uma buyer persona. Isso pode deixar a estratégia ampla demais e não converter nos resultados que você espera. É importante traçar o perfil do seu cliente ideal:
- Nome, gênero e idade;
- O que faz;
- Estilo de vida, hábitos e hobbies;
- Desafios, frustrações e aspirações;
- Objetivos pessoais e profissionais;
- Onde busca informações;
- O que influencia suas decisões de compra.
É um personagem fictício que ajuda a visualizar quem são as pessoas que consomem a sua marca. E isso ajuda a determinar o tipo de conteúdo, a linguagem e até a frequência.
2. Faça um planejamento estratégico
Quando você já sabe com quem vai falar nas redes sociais, fica mais fácil montar um planejamento estratégico, alinhado com os objetivos da empresa.
Por que fazer um planejamento? Quando você sabe para onde vai, o que quer alcançar, quanto tempo quer dedicar para alguma ação específica, todas as tomadas de decisão serão direcionadas para isso.
3. Escolha que redes sociais vai usar
Você precisa estar em todas as mídias sociais? Não necessariamente. Para descobrir que canais usar, faça a seguinte pergunta: onde está a sua persona? É lá que você deve estar.
Além disso, seu produto/serviço é mais visual? Vale cogitar redes como Instagram, YouTube e Facebook. O público é mais jovem? Snapchat, talvez. Consome rápido, tem pouco tempo? Quem sabe o Twitter. Pode ser que você precise estar em 2, 3, 5 plataformas.
Dessa forma, faça um mapeamento, crie perfis para a marca e teste. Só assim você vai descobrir quais os melhores canais de comunicação para o seu negócio.
4. Defina a linguagem da marca
Leve e informal? Mais séria ou técnica? Tudo está conectado! Com a persona definida e as redes mapeadas, você já vai saber qual é o tipo de linguagem ideal para conversar com seus clientes e potenciais clientes.
5. Crie um calendário editorial
Viu como o planejamento já está fazendo a diferença? Que tal adotar a mesma estratégia para se organizar com o que será postado nas redes sociais? Dessa maneira, a melhor forma de fazer isso é criando um calendário editorial. Pode ser diário, semanal ou mensal.
Assim, você pode ter uma visão macro das interações que fará e que mídias irá utilizar, mantendo uma consistência de publicações e ainda indicado aos seus seguidores quando eles podem esperar conteúdo e interação.
6. Mantenha uma frequência de posts
O calendário vai ajudar a manter uma frequência de publicações. Por que isso é importante? Tudo que é constante, atrai mais engajamento e mostra que você realmente se importa.
Se você está sempre interagindo e respondendo dúvidas, o consumidor já sabe que pode contar com a sua marca sempre que precisar. Mesmo que não seja todos os dias, e nem precisa, o que importa é manter o ritmo.
7. Ofereça conteúdo relevante
Qual é a mensagem que você quer passar? E que tipo de conteúdo sua audiência quer receber? O casamento entre os dois é o que vai trazer resultados. Posts curtos ou mais aprofundados? Textos informativos, sobre dicas ou tutoriais?
Todos os passos até aqui vão ajudar a guiar o conteúdo, construindo relevância e incentivando o relacionamento com o seu leitor. No entanto, lembre-se de mesclar entre divulgação de produtos/serviços e textos sem intuito comercial.
8. Interaja sempre em todos os canais
A interação é tão importante quanto a frequência, porque aproxima o consumidor e mostra que ele não é só mais na multidão. Por isso, interaja em todas as redes sociais que tiver, seja 1, 2 ou 5.
Para otimizar um pouco essa rotina, utilize ferramentas para a gestão de redes sociais, agendando as publicações e acompanhando o nível de engajamento.
9. Estipule objetivos e indicadores
O que você espera alcançar nas mídias sociais? Gerar leads? Aumentar as vendas? Criar brand awareness? Educar sua audiência? Montar uma comunidade de fãs?
Por isso, ao definir os objetivos, você precisa estipular Indicadores-Chave de Performance (KPIs) mais assertivos para direcionar todas as ações.
10. Mensure tudo que fizer
Com indicadores, fica fácil definir métricas para mensurar todas as interações e, a partir delas, fazer uma melhor gestão das redes sociais e conquistar os resultados almejados.
Algumas redes, como Facebook, Instagram e Twitter, contam com relatórios detalhados e cheios de insights para guiar seu planejamento estratégico e justificar mais verbas para investir em marketing.
Para que sua marca seja realmente levada a sério e se destaque no meio da multidão, este é um bom guia para começar a marcar presença na web e colher os resultados. Uma boa gestão, também vai atrair leads mais qualificados, mais conversões e maior visibilidade.
Então, vamos começar? Você pode se especializar ainda mais com o curso Marketing nas Redes Sociais. Faça já sua inscrição e comece a ver os resultados!