As inovações tecnológicas apresentam desafios diários para quem decide se aventurar no mundo dos negócios, além de pensar em campanhas publicitárias para os meios tradicionais de comunicação, um novo panorama se apresenta na atualidade, com o crescimento das redes sociais e a consequente ida dos mais variados públicos para essas plataformas.
As redes sociais se tornaram um fenômeno nos últimos anos e podemos considerá-las como poderosas ferramentas para potencializar estratégias de marketing e publicidade, atraindo a atenção do público-alvo através de conteúdos feitos exclusivamente para esses meios.
Por isso, quando falamos em redes sociais, é essencial destacar que os seus usos são diferenciados de acordo com os objetivos de cada pessoa, de modo que se trata de local de trabalho para alguns e apenas diversão para outros. Saber qual o público-alvo do seu negócio e onde encontra-lo é o primeiro passo para trabalhar em um projeto de social media empresarial.

Redes sociais são potentes ferramentas nas estratégias de publicidade online
Atrair um público-alvo e consolidar uma marca diante da concorrência é uma tarefa difícil para quem lida com algum tipo de negócio, por isso precisa de constantes atualizações para que a tecnologia não nos traia. Saiba mais sobre as redes sociais mais utilizadas e qual é melhor para seu negócio.
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente e se destaca pela instantaneidade e aglomeração dos mais variados conteúdos. A principal característica dessa ferramenta é a publicação de fotos e vídeos com legendas, além dos “stories” (fotos e vídeos rápidos que ficam na conta do usuário por 24 horas).
Com isso, pode-se dizer que o Instagram possui forte apelo visual e por conta disso precisa de imagens com qualidade e conceito para atrair atenção, bem como legendas criativas. É ideal para os seguintes negócios: Vendas de roupas e calçados, serviços de beleza como maquiagem e cabelo, gastronomia e demais serviços que possuem apelo visual instantâneo.
O Facebook perdeu grande parte dos seus usuários frequentes devido à migração para o Instagram, mas ainda é uma rede social potente entre diversos públicos. Conhecido pelos famosos “textões”, é uma rede social que privilegia diretamente o texto, que aparece primeiro do que a imagem.
Por isso, é ideal para quem trabalha com segmentos com exigência em postagens mais aprofundadas sobre determinados temas, como ONGs, especialidades médicas, empresas diferenciadas com somente um público-alvo (que privilegiam determinada profissão, como jornalismo ou medicina) e demais negócios que se faz necessário esse tipo de publicidade mais aprofundada.
O WhatsApp é uma rede social que substituiu os antigos serviços de mensagens de texto e atualmente possui muitas ferramentas, inclusive para o ramo empresarial. São muito comuns grupos com determinadas pessoas e contas comerciais criadas pelas empresas. É uma excelente ferramenta para conversar com os clientes e facilitar os processos de compra e venda de determinados produtos ou serviços, por isso é uma rede social que, apesar de restrita, tem importante contribuição nos serviços de marketing online.
Além disso, um ponto importante a ser considerado na hora de pensar em uma rede social para o seu negócio é a viabilidade dessa etapa, considerando fatores como a região e os hábitos de consumo das pessoas que moram nesse local, pois assim é possível consolidar estratégias eficientes de marketing e publicidade de acordo com a realidade do seu negócio.
Saiba mais sobre o assunto no curso Marketing nas Redes Sociais. Clique aqui e faça sua inscrição.