O Instagram (e as redes sociais, de modo geral) se modifica constantemente, a fim de atender às novas demandas dos usuários ou até de influenciar mudanças no seu comportamento. Uma das alterações mais impactantes foi o fim dos likes, que aconteceu no mês de julho, para os usuários brasileiros. A partir desse momento, o dono do perfil é o único que consegue ver quantas curtidas uma publicação recebeu, ou seja, essa informação não fica mais pública como antes.
A própria rede justificou essa medida como uma forma de frear a disputa por likes, que foi um dos fatores apontados como responsáveis pelo mal-estar de muita gente na era digital. Há quem concorde com a medida e quem acredite que não é uma boa. Mas afinal, isso impactou a vida e o trabalho dos influenciadores digitais? De que forma?

Foco no conteúdo
Quem trabalha como influenciador digital está sempre em busca de aumentar o seu engajamento, para assim conseguir maior visibilidade e, por consequência, parcerias rentáveis com empresas. Nesse meio, como em qualquer outro, existe uma grande concorrência e muitas pessoas que realizam esse trabalho têm o hábito de monitorar esses concorrentes. Uma das fontes de comparação até então era justamente a quantidade de likes.
Assim, as publicações normalmente eram pensadas com o intuito de conseguir muitos likes, afinal, esse dado era visível para todos! Havia uma percepção de que quanto maior fosse a quantidade de curtidas, maior seria também a relevância do perfil. Pois bem, quando esse likes não estavam mais públicos, o influenciador pôde se concentrar com mais afinco no seu conteúdo. Digamos que ele não se sentia mais exposto caso não atingisse o número costumeiro de curtidas e, assim, ficava mais à vontade para explorar novas abordagens e temáticas.
Isso pode ser considerado um ponto positivo para o próprio influenciador, que tem a oportunidade de sair do modo “piloto automático” e, quem sabe, descobrir uma forma de se relacionar com o seu público que funcione ainda melhor do que o que era feito até então.
Valorização de outras métricas e indicadores
Naturalmente, os influenciadores digitais precisam mostrar os resultados do seu trabalho para as marcas com as quais fazem parcerias. Nesse momento, era preciso valorizar mais outras métricas, como por exemplo, a quantidade de comentários que uma publicação consegue atingir e quantos desses comentários têm uma relação verdadeira com o conteúdo em questão.
Na realidade, um comentário diz muito mais sobre o engajamento do público do que um like, portanto, também é positivo que esse indicador passe a ser mais valorizado.
Aumento da concorrência
A ocultação dos likes também abriu as portas para que os microinfluenciadores, ou seja, aqueles com menos seguidores, consigam melhores oportunidades de mostrar o seu trabalho. Ou seja, a tendência é que esse meio se torne ainda mais competitivo daqui para frente e, agora, novamente com a exibição de likes opcional.
Mesmo com o fim dos likes durante um tempo, o trabalho dos influenciadores não acabou, ele só precisou ser pensado estrategicamente de uma forma diferente.
Faça a sua inscrição em nosso curso, clicando aqui, e venha aprender a potencializar o alcance e engajamento nas suas redes!