Edgar Almeida

Marketing de Verdade

3 dicas para ter sucesso na hora de usar o Instagram na sua empresa

O Instagram tem se tornado uma das principais redes sociais para divulgação e disseminação de empresas, seus produtos e serviços. Além de possibilitar a fácil visualização através de imagens e ainda complementar com informações em texto, a rede possibilita um maior engajamento com os clientes e um contato em tempo real.

3 dicas para ter sucesso na hora de usar o Instagram na sua empresa

Segundo estimativa, a rede recebe cerca de 95 milhões de publicações, entre fotos e vídeos, todos os dias. O app tem sido utilizado para definição de estilo de vida, pesquisa de compras, reconhecimento de marca, divulgação de empresas e como forma de acompanhar tendências a todo instante. Dessa forma, pelo fato de o número de usuários ativos ser bastante expressivo e a movimentação ser intensa durante todo o dia, as empresas podem se utilizar dessa ferramenta para gerar maior visibilidade para o negócio.

Uma empresa pode abrir uma conta na rede para diversas finalidades, seja para promover a marca, algum produto específico, algum serviço, uma novidade, ou tudo isso junto! Atualmente, novas funcionalidades têm facilitado ainda mais essas divulgações e atração de novos seguidores, como é o caso dos stories, do IGTV e as transmissões ao vivo.

Todos esses recursos têm como objetivo aproximar ainda mais o seguidor do dono do perfil, que no caso pode ser a sua empresa. Apesar de parecer uma tarefa fácil, é preciso organizar-se e traçar estratégias para obter retorno com essa rede social. Confira algumas dicas:

Planeje-se

Para qualquer investimento, é preciso planejamento. E as redes sociais são um investimento que pode trazer retornos muito positivos se bem planejadas e monitoradas. Para isso, antes de começar a atuação da sua empresa no app, faça um estudo sobre o seu público para poder pensar posteriormente no conteúdo. Dessa forma, analise as contas dos seus concorrentes para saber mais sobre os conteúdos que mais fazem sucesso.

É importante saber para quem e o que falar. Para isso, escale os principais assuntos que a sua empresa deseja abordar diariamente. Podem ser notícias sobre o setor que atua (sempre engatilhando algum call to action), produtos da empresa, serviços, novidades, promoções etc. Aproveite também para definir um tipo de linguagem padrão.

Organize suas publicações

Não é só de posts sobre produtos e serviços da sua empresa que os seus seguidores se interessam. Eles enxergam uma conta como uma revista diária sobre determinado setor. Se a sua empresa for de cosméticos, por exemplo, invista em conteúdos que falem mais sobre dicas pessoais, cuidados, novidades do mercado, resenhas com especialistas, entre outros posts com conteúdo agregado. Não se esqueça de fazer um cronograma para que suas publicações sejam diárias e em horários padrões de publicação.

Torne o perfil comercial

Esse tipo de conta do Instagram é focado para empresas e empreendedores individuais que utilizam a rede como forma de divulgar algum trabalho. A conta comercial garante maior visibilidade, permite acompanhar o perfil dos usuários que estão lhe seguindo e analisar o melhor horário para publicar suas fotos e vídeos. A empresa também pode adicionar um botão “Entrar em contato” na biografia, informando dados para contato direto.

Quer aprender mais sobre Marketing nas redes sociais? Então clique aqui e faça sua inscrição para o curso de Marketing nas Redes Sociais.

Compartilhe

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *