Edgar Almeida

Marketing de Verdade

Marketing nas Redes Sociais dá retorno em quanto tempo?

Todo empreendedor ou profissional liberal quer ter retorno sobre aquilo que investe em seu negócio, incluindo as suas estratégias e ações de marketing. E estão corretíssimos, afinal, se não for para aumentar a lucratividade de alguma maneira, não haveria motivo para despender recursos e energia nessas atividades. E, ao falar em plataformas digitais tudo parece ser tão rápido, será que o mesmo vale para os resultados das ações em marketing?

Hoje, nosso assunto é justamente esse, afinal, marketing nas redes sociais dá retorno em quanto tempo?

Marketing nas Redes Sociais

Como mensurar o retorno?

Antes de falar em termos de tempo, é preciso discutir a forma com que o retorno pode ser medido nas ações realizadas através das redes sociais. Afinal, essa é a dificuldade de boa parte das empresas, mensurar o nível de sucesso desse tipo de estratégia. E a verdade é que não existe uma fórmula pronta para esse cálculo, tudo depende do objetivo da campanha, já que as redes sociais devem ser utilizadas com finalidades diferentes, não apenas vendas.

Se o seu objetivo for medir o retorno direto em vendas, é preciso estabelecer uma meta. Por exemplo, vamos supor que você venda pares de tênis, então, pode se propor a vender 200 pares em um mês, essa meta deve levar em conta o histórico da empresa, para que seja, de fato atingível. No entanto, você só vai conseguir verificar com exatidão se o alcance, ou não, da meta, deve-se ao trabalho nas redes sociais caso a sua loja funcione nessas plataformas. Aí está o desafio de medir o retorno, as redes sociais dão resultado em conjunto com uma série de outras ações, online e offline.

Mas supondo que a sua empresa venda pelo Facebook e se proponha a vender 200 pares de tênis em um mês, então, você vai criar campanhas para atingir essa meta. Essas campanhas podem incluir algumas etapas que tenham custo, como por exemplo:

Fotos profissionais do produto;

Facebook Ads;

Posts patrocinados.

Ao longo do mês, você vai perceber a necessidade de investir mais para atingir a meta que estabeleceu. Então, quando chegar ao final desse período, vai calcular quanto foi o investimento total. Ou seja, as redes sociais permitem que o próprio empreendedor estipule em quanto tempo terá retorno, mas em contrapartida, haverá um investimento e a meta tem que ser bem determinada, dentro da realidade e do que é possível.

Talvez, ao final de uma primeira experiência, você perceba que não conseguiu atingir a meta, ou que conseguiu, mas investiu um valor tão alto que acabou não compensando. Isso significa que é preciso ajustar o tempo de retorno para o próximo objetivo.

Consolidação de marca

Pode-se dizer que vendas diretas não estão entre os principais objetivos das redes sociais. Essas plataformas servem, especialmente, para consolidar a imagem da marca na internet. Para fazer com que a empresa ganhe visibilidade, mostre que tem credibilidade e dialogue com o seu público-alvo. Tudo isso aumenta a margem de lucro a longo prazo, afinal, quanto mais estável e confiável é uma empresa, maior será a procura pelos seus produtos ou serviços.

No entanto, esses valores são intangíveis. Isso significa que, em termos de visibilidade, posicionamento de mercado e imagem da marca, não é possível determinar em quanto tempo alcançará o resultado. Até porque, é uma construção constante, mais tempo nas redes sociais, mais publicações e interação e mais valorização a sua empresa tem. O processo nunca termina.

Isso indica a importância de medir os resultados constantemente, tanto online quanto offline. Por exemplo, avalie em um período de três meses quantos seguidores você ganhou nas redes sociais que utiliza e qual foi a variação da taxa de engajamento. E dentro desse mesmo período, avalie a dinâmica das vendas. Assim, você vai ter uma noção da conexão entre o retorno online e offline. Mas novamente, quem determina o tempo é você!

O retorno depende, mas do quê?

O tempo que o trabalho nas redes sociais leva para trazer retorno é muito relativo, porque depende do(a):

  • Objetivo da empresa nessas plataformas;
  • Segmento de atuação (se o seu produto tem um alto valor agregado, é natural que demore um pouco mais para aparecer o resultado);
  • Constância nessas redes;
  • Quanto de investimentos em anúncios e publicações patrocinadas.

Em geral, anúncios e posts patrocinados trazem retorno de curto prazo, ou seja, em menos de seis meses. Conteúdo orgânico depende mais da consistência e traz resultados entre médio e longo prazo, ou seja, entre seis meses e um ano. Mas sempre é importante lembrar que cada empresa tem as suas particularidades e isso vai influenciar na taxa e tempo de retorno.

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