Todo empreendedor ou profissional liberal quer ter retorno sobre aquilo que investe em seu negócio, incluindo as suas estratégias e ações de marketing. E estão corretíssimos, afinal, se não for para aumentar a lucratividade de alguma maneira, não haveria motivo para despender recursos e energia nessas atividades. E, ao falar em plataformas digitais tudo parece ser tão rápido, será que o mesmo vale para os resultados das ações em marketing?
Hoje, nosso assunto é justamente esse, afinal, marketing nas redes sociais dá retorno em quanto tempo?

Como mensurar o retorno?
Antes de falar em termos de tempo, é preciso discutir a forma com que o retorno pode ser medido nas ações realizadas através das redes sociais. Afinal, essa é a dificuldade de boa parte das empresas, mensurar o nível de sucesso desse tipo de estratégia. E a verdade é que não existe uma fórmula pronta para esse cálculo, tudo depende do objetivo da campanha, já que as redes sociais devem ser utilizadas com finalidades diferentes, não apenas vendas.
Se o seu objetivo for medir o retorno direto em vendas, é preciso estabelecer uma meta. Por exemplo, vamos supor que você venda pares de tênis, então, pode se propor a vender 200 pares em um mês, essa meta deve levar em conta o histórico da empresa, para que seja, de fato atingível. No entanto, você só vai conseguir verificar com exatidão se o alcance, ou não, da meta, deve-se ao trabalho nas redes sociais caso a sua loja funcione nessas plataformas. Aí está o desafio de medir o retorno, as redes sociais dão resultado em conjunto com uma série de outras ações, online e offline.
Mas supondo que a sua empresa venda pelo Facebook e se proponha a vender 200 pares de tênis em um mês, então, você vai criar campanhas para atingir essa meta. Essas campanhas podem incluir algumas etapas que tenham custo, como por exemplo:
Fotos profissionais do produto;
Facebook Ads;
Posts patrocinados.
Ao longo do mês, você vai perceber a necessidade de investir mais para atingir a meta que estabeleceu. Então, quando chegar ao final desse período, vai calcular quanto foi o investimento total. Ou seja, as redes sociais permitem que o próprio empreendedor estipule em quanto tempo terá retorno, mas em contrapartida, haverá um investimento e a meta tem que ser bem determinada, dentro da realidade e do que é possível.
Talvez, ao final de uma primeira experiência, você perceba que não conseguiu atingir a meta, ou que conseguiu, mas investiu um valor tão alto que acabou não compensando. Isso significa que é preciso ajustar o tempo de retorno para o próximo objetivo.
Consolidação de marca
Pode-se dizer que vendas diretas não estão entre os principais objetivos das redes sociais. Essas plataformas servem, especialmente, para consolidar a imagem da marca na internet. Para fazer com que a empresa ganhe visibilidade, mostre que tem credibilidade e dialogue com o seu público-alvo. Tudo isso aumenta a margem de lucro a longo prazo, afinal, quanto mais estável e confiável é uma empresa, maior será a procura pelos seus produtos ou serviços.
No entanto, esses valores são intangíveis. Isso significa que, em termos de visibilidade, posicionamento de mercado e imagem da marca, não é possível determinar em quanto tempo alcançará o resultado. Até porque, é uma construção constante, mais tempo nas redes sociais, mais publicações e interação e mais valorização a sua empresa tem. O processo nunca termina.
Isso indica a importância de medir os resultados constantemente, tanto online quanto offline. Por exemplo, avalie em um período de três meses quantos seguidores você ganhou nas redes sociais que utiliza e qual foi a variação da taxa de engajamento. E dentro desse mesmo período, avalie a dinâmica das vendas. Assim, você vai ter uma noção da conexão entre o retorno online e offline. Mas novamente, quem determina o tempo é você!
O retorno depende, mas do quê?
O tempo que o trabalho nas redes sociais leva para trazer retorno é muito relativo, porque depende do(a):
- Objetivo da empresa nessas plataformas;
- Segmento de atuação (se o seu produto tem um alto valor agregado, é natural que demore um pouco mais para aparecer o resultado);
- Constância nessas redes;
- Quanto de investimentos em anúncios e publicações patrocinadas.
Em geral, anúncios e posts patrocinados trazem retorno de curto prazo, ou seja, em menos de seis meses. Conteúdo orgânico depende mais da consistência e traz resultados entre médio e longo prazo, ou seja, entre seis meses e um ano. Mas sempre é importante lembrar que cada empresa tem as suas particularidades e isso vai influenciar na taxa e tempo de retorno.
Se você quer saber como ter os melhores resultados e no menor tempo possível, inscreva-se em nosso curso e aprenda uma série de ações práticas para fazer acontecer!