
A inteligência emocional é a capacidade de gerenciar e controlar adequadamente tanto as suas emoções quanto a de outras pessoas que vivem à sua volta. Saber compreender as emoções alheias é fundamental para um convívio harmônico, onde o respeito mútuo impera.
Esse tipo de inteligência ajuda a criar laços sociais no nosso dia a dia de forma respeitosa e sem invadir a privacidade física e emocional do outro.
Durante a formação escolar, infelizmente não aprendemos nada sobre o tema, mas neste texto vamos ensinar alguns exercícios para desenvolver a inteligência emocional.
1 – Procure se conhecer
Esse exercício é muito difícil, e nem todos conseguem entender o seu verdadeiro eu. Ao acordar, pergunte-se o que deseja para aquele dia e à noite coloque na balança como foi o seu dia.
Reflita sobre os acontecimentos, sobre como agiu, como tratou as outras pessoas. Se possível, coloque em um diário para acompanhar a evolução.
2 – Pratique mais a empatia
De uns tempos para cá, essa palavra entrou na moda. Provavelmente, você pratica a empatia o dia inteiro, mas com pessoas que você ama e se importa. Para deixar esse exercício mais completo, tente o mais difícil: praticar a empatia com pessoas que o incomodam.

Sabe aquele colega de trabalho que só pensa nele mesmo e prejudica colegas em troca de sucesso pessoal? Ou aquele conhecido preconceituoso que sente prazer em rebaixar as pessoas? Procure entender o lado deles, o motivo dessas ações. Talvez você descubra.
3 – Socialize de maneira diferente
Treinamos a nossa comunicação diariamente, certo? Mas apenas a verbal, por meio de palavras. Que tal utilizar gestos para se comunicar com as pessoas ao seu redor?
Dê um abraço, um tapa no ombro ou acaricie uma pessoa próxima. Tenho certeza que a reação dela será diferente do que você está acostumado, assim como a relação de vocês.
Agora que você descobriu como desenvolver sua inteligência emocional, acesse o nosso site e faça a sua inscrição no nosso curso de Marketing Pessoal para Universitários.