O marketing pessoal é uma parte crucial do mundo dos negócios de hoje, principalmente no segmento que diz respeito ao comércio eletrônico, no qual os consumidores geralmente buscam confiança em um rosto familiar.
Embora muitas grandes empresas confiem em sua imagem corporativa e marca, as organizações menores frequentemente destacam uma pessoa em particular como o rosto que os representará, optando por usar um proprietário ou gerente específico como sua “face”.
Além disso, algumas organizações contam também com um influenciador como o rosto da empresa, como foi o memorável caso do George Foreman Grill, nome dado a uma grelha fabricada e vendida pela Spectrum Brands, o que faz com que a empresa passasse a depender inteiramente da marca pessoal de George Foreman para vender seus produtos.
Mas você acha que apenas o ex-pugilista se tornou uma referência no assunto? Não mesmo. Confira agora, quatro exemplos de Marketing Pessoal e descubra como essas pessoas aprenderam a valorizar seus nomes e destacarem a si próprios ao invés de seus negócios.

Neil Patel
Neil Patel é um guru de marketing, cujo rosto está em toda a Internet. Ele fundou ou co-fundou várias empresas, como a KISSmetrics, a Crazy Egg e a Hello Bar, que prestam serviços a profissionais e organizações que precisam de assistência nesse segmento, ensinando a comercializar de acordo com seus ensinamentos.
Agora, ele é co-fundador da Neil Patel Digital, uma agência que visa ajudar as principais empresas do mundo a aumentar exponencialmente seu tráfego. Além disso, ele se tornou o rei dos blogs sobre marketing online e ainda um autor best-seller do New York Times.
Com isso, Neil conseguiu divulgar a si mesmo como referência no assunto e posicionar sua marca pessoal como um guru de marketing online e SEO.
Hugo Gloss
Fenômeno das redes sociais e um dos maiores influenciadores digitais do Brasil, o jornalista Bruno Rocha se transformou em Hugo Gloss, uma referência à marca Hugo Boss, e atraiu mais de treze milhões de pessoas acompanhando seus conteúdos.
Com comentários sarcásticos e bem-humorados sobre a televisão, além de divulgar as principais notícias sobre os famosos, Hugo logo se tornou uma referência no universo das celebridades, tornando-se amigo de muitos deles e frequentemente marcando presença nas festas e eventos que são fechados apenas para quem faz parte desse limitado círculo.
Logo, o jornalista passou a ser apresentador na MTV, redator do Caldeirão do Huck, da Rede Globo, e começou a realizar coberturas de grandes eventos, como o Oscar, o Billboard Music Awards e o Emmy Awards, alcançando prestígio internacional.
Atualmente, Gloss se tornou o editor chefe de seu blog, alavancou sua carreira e se tornou referência para quem busca conteúdo profissional sobre as celebridades. Sua relevância, inclusive, é tão grande que houve um verdadeiro furor na internet, em 2018, no momento em que sua conta do Instagram saiu do ar.
Kylie Jenner
Com uma fortuna avaliada em um bilhão de dólares aos 20 anos de idade, Kylie Jenner conseguiu o que alguns dos empresários mais bem-sucedidos jamais ousaram fazer. Mas como ela passou de zero a um ícone em apenas três curtos anos? A resposta é simples: ela entendeu a importância do marketing pessoal, especialmente na era digital de hoje.
A jovem entendeu que, a fim de criar e alavancar seus seguidores nas redes sociais, que atualmente são de cerca de 147 milhões, ela era tanto uma marca quanto uma pessoa. Com isso, ela aprendeu a se vender para comercializar seus produtos e, postando a cada poucas horas, passou a compartilhar selfies e trechos de sua vida glamorosa, todos com as maquiagens de sua marca: a Kylie Cosmetics.
Assim, ela criou muitas oportunidades de vendas em potencial como resultado de apenas alguns minutos gastos postando fotos no Instagram ou compartilhando seus pensamentos no Twitter. E, dessa maneira, deu uma guinada em suas contas de mídia social, construindo sua marca pessoal tão astronomicamente até se tornar uma bilionária e aparecer na Forbes.
Oprah Winfrey
Essa lista seria incompleta sem incluir a dama da marca pessoal: Oprah Winfrey. Afinal, ela é uma das poucas pessoas no mundo que todo mundo conhece apenas pela menção de seu primeiro nome.
Oprah conhece claramente bem sua marca e conseguiu capitalizá-la de uma maneira que poucos fizeram, ao ponto de tornar-se uma bilionária. No entanto, o marketing pessoal tem um significado muito mais amplo para a apresentadora do que apenas se alavancar.
Ela descobriu que pode usar sua marca para ajudar a mudar a vida das pessoas e, dessa maneira, se transformou em uma magnata da mídia, empresária, atriz indicada ao Oscar e, basicamente, um ícone.
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