Edgar Almeida

Marketing de Verdade

Como criar um plano de marketing e como ele pode te ajudar

Como tudo que precisa ser feito, antes é necessário um planejamento. E o planejamento de marketing nada mais é que o responsável por descrever o seu mercado, seus objetivos, público-alvo e tudo o que for necessário para atrair clientes. 

Afinal, no marketing é preciso esquematizar todos os passos a serem seguidos e é justamente isso que o plano de marketing fará auxiliar na divulgação de uma marca, produto ou serviço. 

Confira, abaixo, como criar um plano de marketing.

plano de marketing

1. Sumário Executivo

Primeiramente, você deverá definir a missão e visão do seu negócio. Além disso, é importante descrever os itens: investimento, retorno financeiro, conceito do produto/serviço e seu principal diferencial em relação à concorrência, e outros fatores relevantes, a serem destacados de forma sucinta.

2. Investigação ampla de mercado

Nesse passo, você deverá mensurar as informações e os dados relevantes do mercado, como demanda, crescimento, forças sociais e políticas, etc. Aqui, busque fatores que ajude a definir o melhor foco de atuação e a Matriz BCG poderá te auxiliar nisso. 

 3. Análise de Mercado 

Antes de mais nada, é necessário conhecer o seu mercado para definir os próximos passos. Para isso, é importante utilizar a  técnica da Matriz Swot, que ajudará a entender o ambiente que sua empresa está inserida. 

  • Forças: análise de vantagens internas da empresa em relação aos concorrentes;
  •  Fraquezas: análise das desvantagens internas da empresa que podem prejudicar o negócio; 
  • Oportunidades: análise de forças externas que influenciam positivamente no seu negócio; 
  • Ameaças: análise de forças externas que podem comprometer negativamente a empresa.

Algumas ferramentas digitais podem ajudar nesta análise, como esta plataforma que está temporariamente gratuita.

4. Consumidor

Nada melhor que conhecer o seu público-alvo para conhecer o seu mercado. Por isso, é importante se aprofundar em quem é o seu cliente para compreender a maneira mais fácil de lidar e se comunicar com ele.

Para empresas que já estão estabelecidas, é necessário realizar uma pesquisa de mercado com os clientes atuais para conhecer melhor seus hábitos de consumo e outras informações que possam ser relevantes para a empresa.

Já para quem deseja lançar uma nova empresa, é preciso fazer uma pesquisa para identificar quem teria mais intenção de compra do novo produto ou serviço.

5. Metas e objetivos

Como todo planejamento, é importante definir as metas específicas e os objetivos a serem alcançados, só assim você conseguirá definir para onde ir.

Para isso, é importante considerar as metas SMART:

  • S de specific (específico); as metas devem ser mais específicas possível, evite metas vagas como “juntar dinheiro”.
  • M de measurable ( mensurável); é importante acompanhar o seu progresso até que a meta seja atingida.
  • A de attainable ( atingível); pode parecer óbvio, mas a sua meta deverá ser alcançável/possível.
  • R de relevant ( relevante); uma meta precisa ser relevante, ou seja, é necessário saber o impacto dessa meta em sua vida ou negócio.
  • T de time based (prazo); em quanto tempo sua meta será alcançada? qual a data limite?

6. 4 P’s

Definir os 4 P’s do seu negócio é fundamental para um plano de marketing. 

  • Produto: se refere a tudo o que compõe o produto, como materiais, fabricação e características intangíveis;
  • Preço: se refere a tudo o que está relacionado com a precificação e o valor (emocional) do produto; 
  • Praça: aqui, você deve falar tudo sobre os canais de distribuição do produto; 
  • Promoção: todas as ações e atividades de marketing para divulgar o produto nesses canais.

7. Plano de ação

Essa etapa está diretamente ligada à etapa de metas e objetivos. Nela, você irá definir a ação necessária para que se atinja cada meta ou objetivo descrito. 

8. Controle de orçamento e de resultados

Por fim, nesse passo, você definirá o valor que deseja gastar com o seu plano 

de marketing e o quanto você espera obter de resultado. Essa técnica permitirá que você mensure os seus custos e, dessa forma, identifique onde é possível economizar. 

Agora que você já sabe como criar um plano de marketing, que tal colocar em prática para analisar os possíveis retornos com essa estratégia?

Referência: POLIZEI, Eder. Plano de Marketing: – 2ª edição revista e ampliada: Cengage Learning, 2010.

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