Likes, comentários, repost, stories, trending topics… Quantas palavras passaram a fazer parte do nosso repertório, em tão pouco tempo? E isso se deve ao fenômeno das redes sociais que mudou profundamente a forma como nos expressamos, como nos comunicamos com amigos e familiares e como nos relacionamos com as mais diversas marcas. Não é sem motivo, portanto, que um empreendimento que deseja alcançar uma posição de destaque nesse novo cenário não pode ignorar a existência e, principalmente, o poder das redes sociais.
Se você também quer bombar na internet e converter a sua presença digital em negócios, confira no artigo de hoje, como fazer marketing nas redes sociais.

Saiba escolher as redes corretas
Esse é, sem dúvida alguma, o primeiro passo, a base de todo o sucesso! Todo mundo fala tanto em Instagram e Facebook, que as vezes parece que essas são as únicas redes que existem! Quando na verdade, além de haver muitas outras opções, talvez essas “estrelas” nem sejam as mais adequadas para o seu público-alvo!
O que você tem que pensar é onde estão as pessoas que a sua marca quer impactar. Por exemplo, se o objetivo é vender para outras empresas, ou seja, mercado B2B, o LinkedIn provavelmente seja uma excelente alternativa. Se o seu negócio tem um potencial visual muito grande, como uma loja de decoração, o Pinterest também é uma plataforma interessante. Para quem quer se comunicar com o público da terceira idade, o Facebook é indispensável, porque ainda é a rede mais utilizada por quem tem mais de 60 anos, de acordo com levantamentos oficiais.
Só porque o Instagram está fazendo o maior sucesso e todas as empresas parecem estar no Facebook, não significa que você tenha que se limitar a essas duas redes. Pelo contrário, entenda o seu público e procure conhecer todas as plataformas que existem. Quem sabe, redes que são negligenciadas por outros empreendedores podem ser a porta de entrada para você conseguir o destaque que deseja!
O poder das imagens
Sabe aquele velho ditado “Uma imagem vale mais do que mil palavras”? Por mais que seja um belo clichê, quando o assunto é como fazer marketing nas redes sociais, vale muito a pena recorrer a ele! Você pode escolher um texto incrível e com um conteúdo muito original, mas se não houver nenhum recurso visual acompanhando, o número de pessoas que vai ler é muito restrito.
Uma imagem impactante e esteticamente bonita tem o poder de atrair a atenção do internauta imediatamente. E lembre-se, quando alguém está navegando na internet, é bombardeada por publicações o tempo todo, independente de qual rede seja. Portanto, todo recurso que ajudar a fazer a sua marca se destacar em meio a tanta concorrência, é muito bem-vindo!
Invista em imagens que combinem fotos e elementos gráficos, em fotos profissionais com uma boa qualidade, em infográficos. Além de atrair a atenção de quem está do outro lado, é uma oportunidade para fixar, pouco a pouco, a identidade da sua marca, utilizando as suas cores, logotipo e outros elementos característicos.
Invista em vídeos
Vá além dos textos e imagens estáticas, invista em vídeos para deixar a sua estratégia digital ainda mais completa! De acordo com um estudo da Cisco, empresa internacional de marketing e tecnologia, a expectativa é de que até 2020, ou seja, muito em breve, mais de 80% de todo o tráfego da internet será gerado por vídeos. Sua empresa não vai querer ficar de fora dessa tendência, certo? Então, vale a pena começar agora mesmo!
Uma razão para utilizar os vídeos nas redes sociais é praticamente biológica, esse formato consegue explorar mais de um sentido ao mesmo tempo, portanto, tem um potencial maior de reter a atenção de quem está assistindo. Isso significa, que é mais difícil se distrair enquanto assiste a um vídeo do que lendo um texto, por exemplo. Não é à toa que esse já é o formato de conteúdo mais consumido na internet, Youtube e Netflix estão aí para comprovar essa teoria.
Outra vantagem é que os vídeos são mais educativos, ou seja, são mais promissores para se transmitir uma mensagem que tenha o intuito de instruir alguém, por isso, esse é um ótimo formato para estratégias de marketing de conteúdo, que são uma grande tendência no mundo digital.
Por ser mais atrativo, o vídeo gera um engajamento maior. Isso significa, que ele também é bem-vindo como estratégia de SEO. Ou seja, se você criar o hábito de publicar esse formato dentro do seu site, vai conseguir melhorar o posicionamento dele nos resultados de buscas orgânicas, no Google, Bing e em outros buscadores.
Mais um motivo é o fato de que o vídeo tem maior potencial para viralizar. Se você for criativo ao transmitir a sua mensagem, apostando no humor e/ou originalidade, há uma boa chance de que os próprios internautas comecem a compartilhá-lo e, assim, a visibilidade será ainda maior.
Invista em transmissões ao vivo
Esse é um desdobramento da dica anterior, na realidade. Boa parte das redes sociais adotaram recentemente o formato de “lives”, ou seja, transmissões ao vivo. Um dos diferenciais desse tipo de vídeo é a possibilidade de interagir em tempo real com quem está assistindo. Levando em conta que a interação e o diálogo estão entre os principais objetivos de qualquer rede social, isso não é algo que se possa ignorar.
No entanto, se esse tipo de transmissão não for bem pensada, ela também pode acabar se tornando o famoso “tiro no pé”. Algumas dicas para uma live de sucesso são:
1 – Escolha um cenário favorável para gravar, que tenha uma luz apropriada, caso você não tenha equipamentos de iluminação, que não seja muito poluído e, se possível, que tenha algum elemento relacionado à sua marca;
2- Invista em um bom aparelho celular, para que a imagem tenha uma qualidade minimamente razoável;
3- Adquira um plano de internet adequado, para garantir que a conexão esteja bastante estável durante as transmissões;
4 – Programe a transmissão com antecedência, avisando aos seguidores que dia e horário você estará ao vivo. Tome cuidado com o horário comercial, em que boa parte das pessoas não conseguem assistir;
5 – Escolha um tema e peça para as pessoas enviarem perguntas. Assim, além de tornar a transmissão mais interessante, justamente por não ser vaga, estimulará a interação mais uma vez.
Seja constante
Coloque-se na posição de usuário da sua rede social favorita, seja ela qual for: você acessa apenas uma vez por dia? Apenas três vezes por semana? Provavelmente, não! Internautas mais ativos estão nas redes o tempo todo e é por isso que as marcas precisam ser constantes. De nada adianta publicar um conteúdo superbacana e ficar duas semanas sem nenhuma atualização!
Se você quer que a sua empresa seja lembrada pelos seguidores, especialmente no momento em que eles vão comprar o produto que você oferece, precisa dar um jeito de que ela seja sempre vista por eles. Para isso, não há outro caminho que não seja a frequência. Se possível, publique algo diariamente nas redes escolhidas.
Tenha uma identidade visual
Provavelmente, você vai utilizar pelo menos duas redes diferentes, então, saiba que é importante manter a mesma identidade visual em todas as plataformas. Uma marca forte é aquela que é identificada não apenas pelo seu nome, mas por um logotipo, uma paleta de cores e outros elementos visuais. Quando a identidade visual é bem construída, chega o momento em que apenas vendo uma publicação, o internauta já faz a conexão com a sua empresa.
Para isso, a identidade visual precisa ser consistente. Além de usar a mesma linguagem em todas as redes, ela precisa ser condizente com a mensagem que a marca quer transmitir. Por exemplo, se a ideia é criar uma atmosfera sofisticada, uma cartela de cores sóbrias é o melhor caminho.
Considere a mídia paga
Outro recurso presente em praticamente todas as redes, é a possibilidade de patrocinar algumas publicações, ou seja, investir um certo valor para que ela seja entregue a um número maior de pessoas. Uma vantagem é que você consegue segmentar o público que vai ver essa postagem na timeline e, assim, consegue criar campanhas direcionadas ao perfil do seu cliente em potencial.
No Facebook, por exemplo, existem basicamente duas ferramentas de mídia paga: o Facebook Ads, que é uma plataforma de anúncios pagos e o post patrocinado. No primeiro caso, a publicação aparece para o usuário em espaços que são reservados para publicidade, como na lateral direita da tela. Já No segundo, o post aparece como um conteúdo comum na timeline, mas é sinalizado como patrocinado.
Para o Facebook Ads, o anunciante pode pagar no sistema de Custo por Clique (CPC), ou seja, paga somente quando houver um clique no link, ou de Custo por Mil (CPM), pagando um valor X a cada mil visualizações. Já nos posts patrocinados, é possível escolher o quanto será investido e isso vai refletir na quantidade de pessoas impactadas, mas o anunciante tem uma liberdade maior de orçamento.
Aqui demos apenas o exemplo do Facebook, mas em qualquer rede que você utilizar, as campanhas pagas são boas alternativas para aumentar a visibilidade.
Quer se tornar o verdadeiro rei do marketing nas redes sociais? Inscreva-se em nossos cursos e aprenda todas as dicas e truques. Não perca tempo!