Edgar Almeida

Marketing de Verdade

É realmente importante ter um nicho de mercado bem definido?

A dúvida se é realmente válido ter um nicho de mercado bem definido persiste e a resposta é simples: SIM, É IMPORTANTÍSSIMO. Agora, vamos ao porquê de ser tão relevante afunilar os contatos, quando, na verdade, a preocupação geralmente é ampliar a visibilidade de um produto ou serviço.

É realmente importante ter um nicho de mercado bem definido?

O que é nicho de mercado?

Uma estratégia de segmentação em uma massa de consumidores, ou seja, um grupo menor dentro de um setor com interesses e necessidades específicas, porém pouco exploradas. Com essa estratégia, evita-se o mercado competitivo ao aproveitar as vantagens dessa segmentação, aumentando o desenvolvimento e o crescimento do seu negócio.

Quais são os nichos de mercado existentes?

Dentro do Marketing, existem alguns tipos de segmentação que precisamos conhecer. Dessa forma, confira algumas como:

  • Por comportamento de consumo – baseado na curva ABC para definir qual cliente compra mais;
  • Por canal de consumo – baseado na comparação do canal que compra mais;
  • Geográfica – baseada na localização do cliente;
  • Demográfica – baseada nas características do cliente (idade, sexo, profissão, etc);
  • Psicográfica – baseada em crenças, valores e comportamentos.

Qual a importância de definir um nicho?

Ao segregar um público, não significa que não haverá destaque ou valor no seu produto ou serviço, muito pelo contrário, essa técnica permite ações mais certeiras, já que possibilita um enfoque maior em um segmento. Afinal, não é tão útil atrair a atenção de pessoas que não possuem interesse no que você oferece.

Por isso, essa opção tende a oferecer um retorno melhor, além de uma menor concorrência e um alcance maior de consumidores fiéis como consequência da qualidade e do bom relacionamento que essa estratégia proporciona.

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