Edgar Almeida

Marketing de Verdade

Diferença entre o marketing para saúde e para outras áreas.

O marketing está presente em diversos segmentos com o objetivo de atrair e encantar cada vez mais novos clientes, nesse caso, novos pacientes. Entretanto, antes de criar conteúdos, buscar conteúdos relevantes, estratégias de marketing digital e informações sobre o marketing na área da saúde, é preciso conhecer as particularidades do marketing nessa área. 

Entenda como as informações abaixo podem ajudar profissionais da saúde a colocar em prática um marketing apropriado.  

Diferença entre o marketing para saúde e para outras áreas.

Serviço 🆚 Produto 

O marketing de serviço, marketing voltado para a satisfação de um serviço ofertado, no qual se enquadra a área da saúde, possui algumas diferenças do marketing de produto. Certamente, não tratamos pessoas como tratamos objetos e, por isso, é importante levar em consideração que o marketing de serviço tem características mais abstratas

Ou seja, o marketing de serviço é intangível, inseparável e variável. 

Intangível porque não é possível prever o resultado antes do momento da compra, ou até mesmo tocá-lo/manuseá-lo, como quando compramos um produto 

Inseparável porque é impossível separar o serviço da pessoa que faz a prestação deste, esses dois fatores estão completamente interligados. Afinal, para que o serviço seja considerado bom, é necessário que a sua execução também seja, tornando a relação entre profissional e cliente extremamente importante no marketing de serviço.

É variável por depender não só da execução do serviço, mas do local, clima, da concentração do profissional e, até mesmo, do cliente. Por isso, por melhor que seja o profissional, um serviço nunca sairá exatamente igual ao outro. 

Todos esses aspectos contribuem para tornar a avaliação de um serviço mais complexa que de um produto. Não dá para simplesmente trocarmos um serviço como fazemos com mercadorias. 

Restrições

Assim como o marketing em outras áreas, na área da saúde não seria diferente: há algumas restrições para o marketing de conteúdo e o seu uso nas redes sociais, em publicações e divulgações, por exemplo. Por isso, os profissionais da saúde geralmente não podem

  • Assegurar a garantia de resultados; 
  • Utilizar expressões e termos sensacionalistas (como por exemplo “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único”); 
  • Utilizar fotos de pacientes em materiais promocionais, ainda que ele tenha autorizado;
  • Divulgar especialidades não reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina ou pela Comissão Mista de especialidades; 
  • Participar de anúncios e/ou propagandas; 
  • Tirar “selfie” em atendimentos; 
  • Autopromover-se através da divulgação de telefone ou endereço do consultório para captar pacientes. 

Essas restrições têm como objetivo impedir a comercialização do ato médico e a autopromoção. Além de garantir que a ética esteja sempre presente, principalmente quando o assunto é saúde.

Agora que você já sabe as diferenças do marketing para a área da saúde, que tal aperfeiçoar mais os seus conhecimentos para impulsionar os seus resultados como profissional dessa área? 

Entre em contato para conhecer nosso serviço de mentoria em marketing de saúde. 

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