Edgar Almeida

Marketing de Verdade

O storytelling como estratégia de comunicação.

Dentro do marketing digital a comunicação é uma peça fundamental. Pensando nisso, o storytelling torna-se uma boa estratégia para alcançar o máximo de pessoas possíveis e conectar-se com elas. Afinal, a escrita, de maneira geral, é uma excelente ferramenta para comunicar-se de maneira direta e eficaz com o público.

O storytelling como estratégia de comunicação.

O que é storytelling? 

É a capacidade de contar histórias envolventes a partir de recursos audiovisuais ou de escrita. No storytelling, as histórias estão interligadas estrategicamente através de uma sequência com o objetivo de aguçar a curiosidade do leitor com a narrativa desenvolvida. 

E dentro de um mercado cada vez mais exigente e acirrado, aproximar-se profundamente do público através de histórias impactantes pode ser um grande diferencial. Por isso, essa estratégia vem sendo cada vez mais utilizada a fim de estabelecer uma relação ainda mais contígua. 

Por que o storytelling é importante?

É difícil definir, como uma verdade absoluta, a importância do storytelling. Entretanto, é possível destacar benefícios na contribuição para: criar emoções, desenvolver confiança e conexão, construir uma identidade e, até mesmo, influenciar decisões. 

Dessa forma, o storytelling, por ser capaz de atingir o lado emocional do leitor, torna-se uma ótima opção atrativa ao meio de comunicação, por conquistar espaços através de lembranças e sensações (re)vividas durante uma leitura. Afinal, o storytelling aliado a outras estratégias pode promover com maior abrangência e força a sua mensagem ou produto.  Uma narrativa bem estruturada e com apelo adequado serve de combustível para a propagação da mensagem de forma praticamente espontânea.

Mas, cuidado! Produzir uma história pode não ser tão fácil quanto parece, é preciso levar em consideração fatores como a veracidade. Afinal, utilizar a ficção indevidamente pode causar problemas no desempenho profissional e não é essa a intenção, não é mesmo? Então, a dica é sempre manter o equilíbrio entre o real e o fictício.

Se você se interessou pelo tema, continue acompanhando o nosso blog para mais informações como essa.

Compartilhe

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *