Edgar Almeida

Marketing de Verdade

O marketing pessoal e seu diferencial em entrevistas de emprego.

Conseguir um emprego está cada vez mais acirrado e existem outras técnicas que podem te auxiliar nesse processo excedendo o clássico Curriculum Vitae e o famoso QI (Quem Indica). Uma possível técnica é a chamada marketing pessoal, conjunto de ações que visam o desenvolvimento pessoal e profissional, considerado um diferencial competitivo em seleções profissionais e que pode te ajudar a se destacar na hora de obter uma vaga desejada. 

Mas por que o marketing pessoal é tão relevante para uma entrevista?

De maneira geral, podemos dizer que o marketing pessoal se faz necessário em entrevistas de emprego tanto quanto conhecimento e experiência profissional. Afinal, o seu desempenho e a sua atitude durante uma entrevista podem ser cruciais para o momento da contratação.

Dessa forma, com o marketing pessoal, o candidato enxerga a oportunidade de destacar as suas características e competências profissionais, o que muitas vezes pode chamar a atenção dos recrutadores. E como o processo de uma entrevista de emprego é, na verdade, uma campanha de autopromoção dos candidatos, não basta ser bom, é preciso mostrar que você é bom. 

Atraia a atenção!

Pense em uma feira, naquelas bem movimentadas e agitadas, o que te faz comprar um legume em determinada barraca e não em outra? É só o preço? Duvido! Existem outros fatores a serem considerados, não é mesmo? Como a qualidade do produto, o sabor, a maneira como o vendedor conquista a sua atenção, etc. Assim, com a seleção profissional não seria diferente, os recrutadores não consideram apenas o seu currículo, é importante ser capaz de se conectar intelectualmente e emocionalmente com quem o entrevista, além de atentar-se à vestimenta, à fala e à linguagem corporal. 

Por isso, como um legume a ser vendido na feira, o candidato no processo de seleção é um produto que deve ser atrativo para as empresas e como tal, o marketing pessoal irá ajudá-lo a vender o próprio produto com as vantagens atribuídas a essa técnica. E você, já se sente preparado para “vender o seu legume na feira?”

Compartilhe

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *