Quando se fala em marketing digital, mais especificamente em gestão de social media, é natural que muitas empresas se prendam a plataformas bem convencionais, como o Instagram e o Facebook, por exemplo. Não há dúvidas de que essas redes têm um grande potencial de alcance, mas elas não são as únicas. Existem outros canais que também podem ser muito vantajosos, como o Pinterest.

Afinal, vale a pena criar uma conta para minha empresa no Pinterest?
O Pinterest é uma rede focada no compartilhamento de imagens, e o seu maior uso é como fonte de inspiração. Os usuários dessa plataforma recorrem a ela quando precisam escolher a roupa para uma ocasião especial, a decoração para um ambiente da casa, o novo corte de cabelo, ou mesmo para pesquisar uma frase ou mensagem que traduza o que está sentindo naquele momento.
Por isso, o primeiro passo é avaliar como é o potencial do seu negócio para essa rede. Se a sua marca tem bastante apelo visual, provavelmente o Pinterest é um bom caminho. Os segmentos que mais se beneficiam dele são o de moda, beleza e decoração.
Mas se você está fora dessa tríade, também pode utilizar a rede. Você só vai precisar de uma estratégia mais elaborada. Você pode publicar artes com frases inspiradoras que tenham relação com o seu nicho, DIY (do it yourself – o famoso “faça você mesmo”), templates ou até mesmo dicas. O importante é ter um apelo visual atrativo para conduzir o usuário para o seu site.
Como utilizar o Pinterest nos negócios?
O grande trunfo do Pinterest é conduzir os usuários de lá para o seu site ou outras plataformas. A ideia é chamar atenção ali com a imagem e levar as pessoas para o seu próprio espaço para terem acesso ao conteúdo completo.
Mas para se destacar e conseguir atrair público, é preciso investir em imagens de boa qualidade, esteticamente agradáveis, que tenham o formato do aplicativo (digital) e, de preferência, com um olhar diferenciado. Ninguém consegue bons resultados com essa rede sem investir na produção das fotos e isso inclui criatividade.
Outra dica importante é estudar os seus concorrentes. A quantidade de marcas que fazem uso do Pinterest tende a ser mais limitada do que em outras redes, mas mesmo assim elas existem. Por isso, analise de que forma elas estão se posicionando nessa plataforma para ter insights e melhorar a sua própria atuação.
O Pinterest tem seu próprio relatório de métricas que você também pode acompanhar para verificar como está a evolução do seu perfil, quais pins tiveram o melhor desempenho e assim saber como conduzir a estratégia. Quando falamos em marketing digital, o monitoramento constante é o único caminho para o aprimoramento.
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