
A inteligência emocional é a capacidade de conseguir lidar com os momentos de estresse, pressão e com as dificuldades da vida.
No mundo em que vivemos, com essa grande quantidade de informação, é essencial saber digerir bem comentários e atitudes que presenciamos no dia a dia.
Por isso, a inteligência emocional é tão importante. Neste texto vamos explicar um pouco mais.
Aprender a lidar com os próprios sentimentos e se conhecer cada vez melhor é fundamental para conseguirmos chegar à velhice com saúde mental e física.
A inteligência emocional contribui para o autoconhecimento, para que você compreenda totalmente as suas emoções e os seus limites. Entender os seus objetivos diários e aprender a lidar com eventuais frustrações ajuda a manter a paz interna.
A inteligência emocional ajuda muito na automotivação também. Não é porque você não atingiu um objetivo no presente que não conseguirá atingi-lo no futuro.
O controle dos impulsos, a capacidade de perceber sentimentos das pessoas à sua volta e a persistência nos seus objetivos são os principais benefícios que a inteligência emocional traz.

Quem te uma inteligência emocional desenvolvida consegue praticar a empatia com qualquer pessoa, até mesmo com os desafetos. Dessa forma, a pessoa consegue entender as motivações que levaram a determinadas atitudes.
A administração das próprias emoções é um dos principais fatores positivos de desenvolver a inteligência emocional. É fundamental que consigamos perceber que erramos, assumir e corrigir os nossos próprios erros.

Muitas vezes ficamos desesperados e afobados em momentos difíceis da vida. Com uma inteligência emocional evoluída, conseguimos refletir melhor sobre os motivos que levaram àquele momento e buscar outras alternativas.
A autoconfiança é um benefício de ouro conquistado por quem tem uma boa inteligência emocional. Acreditar mais em você mesmo, além de proporcionar prazer em realizar atividades, passa uma grande credibilidade a todos os presentes no ambiente.
Com todos esses benefícios da inteligência emocional, tenho certeza que você vai procurar desenvolver esta habilidade. Há várias formas, uma sugestão é a leitura do livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman, PhD. Leia um trecho do livro.
A psicoterapia também é um bom caminho e atualmente há diversos profissionais que atendem online todo território brasileiro, como no caso da psicóloga Daniela Pelisson (https://psicologadanielapelisson.com/)
Gostou do texto? Comente e envie sugestões. Com esta habilidade seu marketing pessoal irá melhorar e consequentemente sua empregabilidade e realização pessoal.