
É muito comum que as pessoas confundam o marketing com as abordagens da publicidade e propaganda, deixando de perceber que essa grande área pode, ainda, ser vista como uma ciência. Seu principal objetivo é entender as necessidades e os desejos de um determinado público e traçar metodologias para satisfazê-los.
Considerado como o “Pai do Marketing”, Philip Kotler define essa área como “um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da troca de produtos com valor agregado entre iguais“.
Por isso, os profissionais de marketing têm um grande desafio para atingir os propósitos e objetivos, que os fazem necessitar de um processo de mentoria para ajudá-los a serem mais efetivos.
Mas você sabe realmente qual é a importância da mentoria para os profissionais do marketing?
Se tem dúvidas, então você está no lugar certo. Continue essa leitura e saiba mais sobre o tema.
Aprendizagem continuada
As necessidades humanas são infinitas e mudam em um ritmo acelerado, fazendo o profissional de marketing ficar em processo contínuo de aprendizado e atualização. Mas por si só é uma tarefa muito difícil, tendo em vista que é preciso enxergar o mundo de vários ângulos.
É justamente nesse momento que entra em cena a mentoria para os profissionais de marketing, em que o mentor é um profissional de amplo conhecimento e capaz de orientar em relação aos rumos do marketing como ciência e as principais tendências do mercado.

O mentor é um profissional de amplo conhecimento e capaz de orientar
Essa atualização profissional continuada oferecida pela mentoria é fundamental para se manter competitivo, atingir um nível de resultados além das expectativas e suprir as necessidades dos seus clientes.
Aumenta o networking

A mentoria para um profissional de marketing proporciona um grande benefício de aumento do seu networking, onde o mentor pode exercer o papel como uma ponte entre o mentorado e outros profissionais de alto desempenho que atuam no mesmo segmento ou em áreas complementares.
O resultado é que esse profissional de marketing terá uma rede de contatos que servirá de suporte para mantê-lo em contato com as principais tendências do mercado, além de ter acesso a indicações de forma direta e objetiva.
Melhor entendimento do modelo de negócio
A mentoria é muito importante para um profissional de marketing no processo de ajudá-lo a melhorar o entendimento do seu modelo de negócio, bem como do modelo dos seus clientes, afinal, cada um tem suas necessidades e abordagens nos seus respectivos nichos de mercado.
Nesse processo o mentor vai ajudar o mentorado a analisar todas as variáveis do negócio, além de fornecer as ferramentas e orientações para acompanhar tendências da área de marketing.
Aumento do desempenho
Um profissional de marketing tem uma rotina agitada, o que acaba sendo uma grande barreira para elevar o seu nível de desempenho. A mentoria vai ajudá-lo a deixar de ser um profissional apenas executor de tarefas, passando a ser mais analítico e planejador estratégico.

Pare de sentir que trabalha numa pastelaria.
É importante ressaltar que um profissional de marketing precisa ir além do conhecimento técnico da área, mas é preciso também ser generalista, com a capacidade de analisar as necessidades do seu cliente como um todo e, assim, estabelecer as metas e objetivos.
Em resultado esse profissional de marketing aumentará o seu desempenho e será capaz de observar as mudanças do mercado de maneira mais rápida do que os demais que não contam com o apoio de um mentor.
Viu como é inegável a importância da mentoria para os profissionais de marketing? Ela é uma fonte rica de conhecimentos e suporte disponibilizados por um profissional de alto desempenho para ajudar a elevar a performance do mentorado.
Quer saber mais sobre o tema ou receber o acompanhamento profissional? Então não perca mais tempo e entre em contato comigo.