Edgar Almeida

Marketing de Verdade

Para que serve o Marketing Pessoal?

Se ainda há muita confusão com o termo marketing, é de se esperar que em suas derivações também ocorra. Entre elas temos marketing pessoal, marketing digital, marketing de conteúdo etc.

Quem nunca ouvia a expressão “isso é puro marketing”! Como se a pessoa ou produto fosse algo vazio, irreal e sem valor de fato.

Desta forma fica a dúvida, qual é o objetivo real do marketing pessoal? Vamos fazer um teste rápido. Por acaso, ao tentar responder à pergunta passou pela sua cabeça coisas do tipo:

vender uma falsa imagem, enaltecer aquilo que não tem valor, afagar o ego de pessoas vaidosas (famoso “puxar o saco”), autopromoção a todo momento etc.

Infelizmente é muito comum associações errôneas e negativas ao marketing pessoal como as citadas logo acima. Vamos rever agora o conceito correto do termo.

Primeiro, podemos simplificar e responder a questão numa simples frase abaixo.

O marketing pessoal serve para nos deixar mais FELIZES!

Pense naquilo que te traz felicidade por um instante. Geralmente ser feliz é conseguir aquilo que desejamos, isto é, quando podemos escolher o que fazer, comprar ou até mesmo não fazer nada.

Vi muitos alunos que são excelentes profissionais infelizes com o trabalho. Não há como separar a vida pessoal do profissional. Os motivos são vários: não gostar do chefe, baixa remuneração, não tem “fit” com a cultura da empresa, falta de reconhecimento, ausência de meritocracia e por aí vai.

Um profissional que consegue fazer um planejamento de marketing pessoal melhora e muito a sua empregabilidade. Em outras palavras, aumenta o desejo do mercado por este profissional.

Você tem um chefe e não um líder? Invista no seu marketing pessoal e conquiste uma vaga em outra empresa melhor, onde você possa se reportar para algum profissional que te inspire.

É por isso que o marketing pessoal é uma ferramenta que pode ajudar uma pessoa ser mais feliz. Você se tornará o protagonista da sua carreira e poderá fazer escolhas melhores. Para ficar ainda mais claro, veja um rápido conceito de marketing pessoal.

Conceito acadêmico de Marketing Pessoal

É a parte de uma reflexão acerca da própria imagem e da sua relação com quem realmente somos, envolvendo: valores, competências, aparência, forma de utilizar o uniforme, relações interpessoais (network) presencial e na net, atmosfera física e online (organização da mesa, equipe, jardins…), vida emocional (nível de exposição da vida particular e familiar offline e online), pontualidade, capacidade de expressar ideias tanto de forma escrita como oral. Todos estes elementos contribuem para a formação da imagem do profissional (Chibás, 2015)

Felipe Chibás é autor do livro M@rketing Pessoal. Ele relata em seu livro que o marketing pessoal é um processo que nos leva a refletir sobre nós de uma forma holística. E no final do processo o resultado é um diagnóstico com pontos que devem ser aprimorados para melhorar sua imagem profissional, o que está diretamente ligado a empregabilidade.

É bom ressaltar que este processo não cria “máscaras”. O marketing pessoal permite destacar seus diferenciais e propõem um plano de mudanças em alguns pontos deficitários que dependerá inclusive, em alguns casos, de ajuda de profissionais como um psicólogo ou mentor de carreira.

Principais benefícios do marketing pessoal.

Ficou com vontade de fazer seu marketing pessoal. Temos um curso focado para universitário clique aqui.

Eu sou mentor de marketing e ajudo empresas e profissionais a se desenvolverem. Clique aqui para conversamos sobre as condições e o funcionamento.

Compartilhe

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *