Os termos soft skills e hard skills estão cada vez mais em alta, principalmente porque os recrutadores de uma empresa valorizam essas habilidades na disputa por uma vaga de emprego. Por isso, descobrir o que significa cada uma dessas competências pode aumentar o seu desempenho e ampliar suas oportunidades.

O que são soft skills?
Habilidades interpessoais e comportamentais, relacionadas à personalidade e temperamento, que podem contribuir para o seu desempenho ao interagir com outras pessoas no ambiente de trabalho.
Ou seja, soft skills são atributos mais difíceis de serem medidos e testados de maneira objetiva, não há um curso ou certificado que comprove sua eficácia. Por isso, os recrutadores testam essas competências durante dinâmicas ou através de perguntas direcionadas a esse assunto.
Exemplos de soft skills:
- Empatia;
- Criatividade;
- Proatividade;
- Flexibilidade;
- Boa comunicação;
- Resiliência.
O que são hard skills?
Enquanto soft skills são habilidades difíceis de serem mensuradas, hard skills são técnicas e competências alcançadas através da realização de um curso, leitura de um livro, participação em algum congresso ou workshop.
Dessa forma, as hard skills são facilmente identificadas e comprovadas, basta a apresentação de algum certificado, diploma ou realização de um teste de proveniência.
Exemplos de hard skills:
- Cursos técnicos;
- Graduação;
- Conhecimento em língua estrangeira.
Como desenvolver essas habilidades?
Existem algumas formas de desenvolver soft e hard skills, uma delas é o departamento de recursos humanos, adotar práticas que fortaleçam essas competências na intenção de melhorar o desempenho da empresa como um todo, como:
- palestras;
- treinamentos;
- financiamento de cursos e especializações.
Qual é mais relevante?
Por muito tempo, a principal fonte de análise no currículo. Porém, hoje em dia, as soft skill estão ganhando cada vez mais importância no processo seletivo graças à mudança de pensamento dentro das empresas nos últimos anos.
Assim, a busca por profissionais capazes de reunir habilidades técnicas e sociais aumentou significativamente. Afinal, de nada adianta profissionais tecnicamente capacitados, mas que tenham dificuldade em lidar com ambientes de pressão ou de trabalho colaborativo.
Portanto, é possível dizer que hard skills e soft skill são igualmente relevantes e até complementares, uma pode garantir a contratação, enquanto a outra pode garantir a permanência na empresa através da capacidade sociocomportamental. Por isso, investir em soft skills e hard skills torna-se cada vez mais importante para o seu crescimento e futuro profissional.