Como tudo que precisa ser feito, antes é necessário um planejamento. E o planejamento de marketing nada mais é que o responsável por descrever o seu mercado, seus objetivos, público-alvo e tudo o que for necessário para atrair clientes.
Afinal, no marketing é preciso esquematizar todos os passos a serem seguidos e é justamente isso que o plano de marketing fará auxiliar na divulgação de uma marca, produto ou serviço.
Confira, abaixo, como criar um plano de marketing.

1. Sumário Executivo
Primeiramente, você deverá definir a missão e visão do seu negócio. Além disso, é importante descrever os itens: investimento, retorno financeiro, conceito do produto/serviço e seu principal diferencial em relação à concorrência, e outros fatores relevantes, a serem destacados de forma sucinta.
2. Investigação ampla de mercado
Nesse passo, você deverá mensurar as informações e os dados relevantes do mercado, como demanda, crescimento, forças sociais e políticas, etc. Aqui, busque fatores que ajude a definir o melhor foco de atuação e a Matriz BCG poderá te auxiliar nisso.
3. Análise de Mercado
Antes de mais nada, é necessário conhecer o seu mercado para definir os próximos passos. Para isso, é importante utilizar a técnica da Matriz Swot, que ajudará a entender o ambiente que sua empresa está inserida.
- Forças: análise de vantagens internas da empresa em relação aos concorrentes;
- Fraquezas: análise das desvantagens internas da empresa que podem prejudicar o negócio;
- Oportunidades: análise de forças externas que influenciam positivamente no seu negócio;
- Ameaças: análise de forças externas que podem comprometer negativamente a empresa.
Algumas ferramentas digitais podem ajudar nesta análise, como esta plataforma que está temporariamente gratuita.
4. Consumidor
Nada melhor que conhecer o seu público-alvo para conhecer o seu mercado. Por isso, é importante se aprofundar em quem é o seu cliente para compreender a maneira mais fácil de lidar e se comunicar com ele.
Para empresas que já estão estabelecidas, é necessário realizar uma pesquisa de mercado com os clientes atuais para conhecer melhor seus hábitos de consumo e outras informações que possam ser relevantes para a empresa.
Já para quem deseja lançar uma nova empresa, é preciso fazer uma pesquisa para identificar quem teria mais intenção de compra do novo produto ou serviço.
5. Metas e objetivos
Como todo planejamento, é importante definir as metas específicas e os objetivos a serem alcançados, só assim você conseguirá definir para onde ir.
Para isso, é importante considerar as metas SMART:
- S de specific (específico); as metas devem ser mais específicas possível, evite metas vagas como “juntar dinheiro”.
- M de measurable ( mensurável); é importante acompanhar o seu progresso até que a meta seja atingida.
- A de attainable ( atingível); pode parecer óbvio, mas a sua meta deverá ser alcançável/possível.
- R de relevant ( relevante); uma meta precisa ser relevante, ou seja, é necessário saber o impacto dessa meta em sua vida ou negócio.
- T de time based (prazo); em quanto tempo sua meta será alcançada? qual a data limite?
6. 4 P’s
Definir os 4 P’s do seu negócio é fundamental para um plano de marketing.
- Produto: se refere a tudo o que compõe o produto, como materiais, fabricação e características intangíveis;
- Preço: se refere a tudo o que está relacionado com a precificação e o valor (emocional) do produto;
- Praça: aqui, você deve falar tudo sobre os canais de distribuição do produto;
- Promoção: todas as ações e atividades de marketing para divulgar o produto nesses canais.
7. Plano de ação
Essa etapa está diretamente ligada à etapa de metas e objetivos. Nela, você irá definir a ação necessária para que se atinja cada meta ou objetivo descrito.
8. Controle de orçamento e de resultados
Por fim, nesse passo, você definirá o valor que deseja gastar com o seu plano
de marketing e o quanto você espera obter de resultado. Essa técnica permitirá que você mensure os seus custos e, dessa forma, identifique onde é possível economizar.
Agora que você já sabe como criar um plano de marketing, que tal colocar em prática para analisar os possíveis retornos com essa estratégia?
Referência: POLIZEI, Eder. Plano de Marketing: – 2ª edição revista e ampliada: Cengage Learning, 2010.