Agora que você já sabe da importância de um calendário de postagens, chegou a hora de aprender como criá-lo em 6 passos simples.

1. Compreenda bem a empresa
O mais importante antes de qualquer coisa, é compreender bem a empresa ou marca em questão. A missão, visão, valores, proposta de valor e planejamento estratégico devem ser claros, porque o conteúdo que será postado nas redes sociais deve estar alinhado com o DNA da marca em primeiro lugar.
2. Determine pilares editoriais.
Aqui é o famoso ditado,”quem quer tudo não consegue nada”. Com base na sua buyer persona e no conhecimento da empresa, determine alguns pilares editoriais como por exemplo: novo posicionamento; comercial; relacionamento e inovação.
Determinar a linha editorial é fundamental dentro do marketing de conteúdo. Por isso, é importante que seus posts sigam um desses 4 pilares nas redes sociais: conteúdo educativo, inspirador, de entretenimento e de vendas. Lembrando que o recomendável para o conteúdo de vendas é de apenas 20% do seu cronograma, enquanto o educativo deve ocupar a maior porcentagem, já que é o tipo de conteúdo que mais agrega valor.
Estas palavras chaves vão guiar o seu calendário de postagens. Quando finalizar sua criação faça uma revisão e veja se há o equilíbrio desejado em cada pilar; isto porque não é necessário uma distribuição igualitária, é preciso seguir o que o planejamento estratégico da empresa tem priorizado.
3. Avalie os conteúdos a serem postados
Agora sim chegou a hora de analisar os melhores conteúdos a serem postados, quais terão uma melhor performance? Essa análise é essencial para definir a sua estratégia na hora de elaborar o cronograma, afinal, não vale a pena investir em conteúdo cujo post não obteve muito engajamento e alcance.
4. Defina a melhor rede social
Para fazer um calendário de postagens, é necessário definir qual rede social você irá compartilhar os conteúdos e o ideal é escolher a rede social que mais atende o seu público-alvo. Dessa forma, é importante analisar qual rede social se adequa melhor às suas necessidades, pois algumas funcionam melhor que outras com determinado tipo de conteúdo.
5. Defina a frequência e o horário
Um outro ponto importante é a definição da frequência e o horário. Nesse quesito, é preciso considerar os horários com maiores visualizações e interações de acordo com a rede social escolhida e, para isso, é importante levar em conta as preferências e os hábitos do seu público-alvo. Além disso, é válido lembrar que a frequência dos seus posts será a sua maior aliada, pois através dela o seu desempenho aumentará.
6. Busque inspiração
Antes de mais nada, é interessante que você adquira um banco de ideias, com as inspirações e referências de um determinado conteúdo. Dessa forma, não hesite em buscar tendências em sites que oferecem ideias incríveis, como: Google Trends, Pinterest, Buzzsumo e etc.
Uma boa pesquisa nos concorrentes e outros segmentos podem ajudar a criar insights. Outra dica é pedir a colaboração de várias pessoas, com mais olhares, o conteúdo será mais relevante! Um bom papo com a turma de telemarketing ou vendas pode ser um começo!
7. Preencha o seu calendário de postagem
O último passo, mas não menos importante, é o preenchimento do seu cronograma, que poderá ser dividido em semanas ou em formato de um calendário comum. Além disso, se preferir, existem ferramentas digitais capazes de gerenciar um cronograma, como o Trello ou Google Calendar (Agenda), ou o Notion ou Evernote, que são mais sofisticados.
Com isso, você já sabe da importância de um calendário de postagens e mais: já sabe como criar um para tornar as suas postagens ainda mais eficientes. Faça o seu calendário agora mesmo com esta planilha grátis adaptada da HubSpot.